Uma solução que tem como base as pré-existências e as necessidades do utilizador. Assumindo o papel de interface entre o utilizador e a obra, o projecto expressa a materialização dos hábitos vivenciais do cliente, onde a organização funcional simplificada é a estratégia da habitação.
O terreno estreito e de declive acentuado, levou a uma proposta de volume único. Do característico palheiro e da grande eira inclinada, nasce a habitação, a uma cota inferior, como uma continuidade da eira existente.
Dois braços de acessos verticais amarram a habitação às pré-existências na cota mais alta, prolongando-se numa plataforma suspensa.
O programa apresenta-se de forma sequencial, começando pela zona de chegada com garagem e áreas técnicas, seguindo-se a piscina contígua à área social que contém a cozinha e sala de estar em open-space.
Um pequeno pátio interno serve de rótula entre a área social e a zona dos quartos, orientado de forma a optimizar o aproveitamento e exposição solar.
A escolha do betão aparente como revestimento exterior representa o sentimento e a vontade de continuidade como o ambiente rural, despindo a habitação do supérfluo, deixando-a em cru.